Santidade e Mundo
- mariacarolinarocha

- 27 de ago.
- 3 min de leitura

No dia 13 de junho de 2025 tive o presente de participar de um Recolhimento da Opus Dei (Obra de Deus). Recolhimento são encontros mensais de formação ministrados por um sacerdote da Obra (como os participantes chamam a Opus Dei) para homens e mulheres separadamente, com temas diversos, baseados nos ensinamentos de seu fundador São Josemaria Escrivá e da Santa mãe Igreja.
Nesse dia o tema foi Santidade e Mundo.
Por anos ouço que todos são chamados à santidade. Na Palavra de Deus isso é bem claro: “Portanto, sede santos, assim como vosso Pai celeste é Santo” (Mt 5, 48). Descobri que essa foi a maior missão de São Josemaria, ensinar e despertar as pessoas a santidade, uma santidade no cotidiano, na vida comum, transformando o ordinário em extraordinário.
TODOS SÃO CHAMADOS SEM EXCEÇÃO À SANTIDADE!
Isso quer dizer que qualquer tarefa pode ser instrumento de santificação, não só um momento específico de oração, mas todas as atividades e qualquer atividade.
Isso é um grande tesouro, aquele tesouro do Evangelho:
“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo” (Mateus 13,44).
O tesouro do cristão é o próprio Cristo, que nos oferece o seu amor e a sua amizade. Por Ele vale a pena colocar tudo para trás. Assim nos explicava São Josemaria: “O tesouro. Imaginemos o júbilo imenso do felizardo que o encontra. Acabaram-se os apertos e as angústias. Vende tudo o que possui e compra aquele campo. É lá que todo o seu coração está pulsando; é lá que esconde a sua riqueza” (São Josemaria, Amigos de Deus). E acrescentava: “O nosso tesouro é Cristo; pouco nos deve importar jogar fora tudo o que seja estorvo, para o podermos seguir. E a barca, sem esse lastro inútil, navegará em linha reta para o porto seguro do Amor de Deus”.
A busca do amor de Deus e da santidade não está distante de nós, é algo alcançável, é algo comum, a imensa maioria das pessoas se santificam no comum.
Mas podemos perguntar, onde está isso no Evangelho?
Na vida comum de Jesus em Nazaré. Foram trinta anos na vida oculta ali, com a família, no trabalho, na oficina, exercendo uma atividade humana e cotidiana. Podemos imaginar Jesus e José na carpintaria, o cheiro das madeiras, o barulho das batidas das ferramentas, o cuidado com o espaço, o zelo em exercer um bom trabalho, a administração financeira, a negociação dos preços… A vida familiar com Maria e José, a cooperação em casa, o diálogos com os amigos, a participação na sinagoga, o cumprimento das regras judaicas…
Esses anos comuns não foram uma simples preparação para a vida pública, foram contudo, para nos ensinar sobre a vida comum. Ali Deus está nos ensinando um caminho de santidade.
Como acontece a santificação?
1º É preciso santificar o trabalho (aqui não refere-se apenas ao profissional, e sim, a todos os afazeres).
Isso se dá por um motivo sobrenatural num ato interior de colocar uma intenção, exercendo aquela atividade por Jesus, para Jesus, com Jesus e em Jesus, ou seja, fazer por amor a Deus, qualificando o trabalho. Na prática é oferecer o trabalho a Deus, colocando ali o coração. A esse processo chamamos de Oração da vida.
Como ato exterior exige qualidade do trabalho, procurar dar o melhor, isso é a perfeição (fazer o melhor que posso). Começando e concluindo.
Podemos dizer que a santidade puxa o nível para cima.
2º Santificar-se no trabalho.
Ao oferecer o trabalho a Deus, vou amando-O, tornando-me melhor, mais alegre, mais leve e em paz, desenvolvendo virtudes.
3º Santificar os outros com meu trabalho.
Com meu testemunho de vida serei luz, darei exemplo de santidade, de ser de Deus, e assim elevo o nível do desejo de santidade dos outros ao meu redor. Contudo, posso também oferecer meu trabalho por alguém, por uma intenção.
As mudanças são gradativas, um pouco a cada dia, um olhar voltado para Deus, um desejo concreto de ser melhor e fazer o bem. Darei o passo e Jesus virá com a Sua graça transformadora.
Como aprendi nesta tarde. Foi uma lição para a vida toda!
“Ó meu Jesus, fazei o meu coração semelhante ao Vosso! Realiza sua obra na minha vida e me ajuda a fazer a Sua vontade. Amém!”








Comentários