Pequenas dicas para ensinar as virtudes para as crianças
- mariacarolinarocha

- 27 de ago.
- 2 min de leitura

Uma educação eficaz deve ser baseada nas virtudes, costumo falar das “pequenas virtudes da família”. São práticas simples, pequenas, exercidas todos os dias, que geram a virtude interior, e desde novinhas podemos ensiná-las para as crianças.
As crianças são espertinhas, aprendem rápido, e terão gravado na memória e no coração as boas ações. Precisam aprender a querer o bem e a fazer o bem. No início esse bem será imposto, obrigatório, assim como escovar os dentes, mas se ensinado, exigido e testemunhado com a própria vivência, posteriormente terão capacidade de escolher e força do hábito de praticar.
Além da oração, para pedir a virtude, ajuda muito ensinar o caminho dos Santos, apresentar a história da vida, os seus feitos heróicos e a vida comum.
Exemplos:
Arrumar a cama ao levantar, guardar os brinquedos e os materiais de estudo, colocar o copo usado na pia, ter horários para as atividades são práticas para adquirir a ordem;
Dividir o pacote de biscoito com o irmão, o colega, emprestar o brinquedo, separar com a criança o brinquedo e as roupas que não usam mais para doação são práticas para adquirir a partilha, a generosidade;
O agradecer pela comida, pelo ajuda do outro, favorece a gratidão;
Esperar a sua vez, comer apenas após a oração, escutar o que o outro está falando, auxilia na Paciência;
Se a mãe ou o pai pedir para fazer algo, insistir no cumprimento, adquire assim a obediência.
Perseverança ao ensinar é a chave. No início pode parecer sem resultados, mas dia a dia as palavras e atitudes ficarão guardadas no coração até virarem rotina. Depois, serão as crianças que cobrarão a prática, perguntarão e procurarão sobre as virtudes, a vida dos santos, e os bons exemplos.






Comentários